Delírios gastronômicos de uma estudante fora de casa

sábado, 31 de março de 2012

Castanhas caramelizadas


Sabe aquela sensação de andar pelo shopping e começar a sentir aquele cheirinho delícia de açúcar derretido de castanhas caramelizadas daquelas lojinhas que ficam no centro dos corredores?

Lembrou da sensação??

Então imagina esse cheirinho inundando a sua cozinha??? =D


Hoje acordei com uma vontade insana de comer aquelas castanhas mas:

a- moro longe do shopping

b- não tenho carro

c- está um clima infernal para ir de ônibus

d- o preço é um tanto abusivo para um pacotinho tão pequeno!!!

Acabei indo comprar um mix de castanhas e optei por fazer em casa mesmo, ficou muiito bom e o gosto muito parecido com as compradas, principalmente a de nozes,

Ingredientes:

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, macadâmias, etc!! Essa receita pode ser feita com qualquer tipo de castanhas!!

Açúcar refinado

Fermento em pó

Água

Para cada 500g de castanhas você vai usar 2 xícaras de açúcar e 1/2 de água.

O fermento em pó é apenas uma pitadinha.

Modo de fazer:

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo alto sem parar de mexer com uma colher de pau! Basta mexer bem em fogo alto por uns 15 a 20 minutos.

O processo pode demorar mesmo, mas depois de uns 15 minutos a água secará e o açúcar começará a grudar nas castanhas, nesse momento mexa muito bem e desligue o fogo quando estiverem douradinhas do seu gosto.

Depois é só espalhá-las em uma travessa para que sequem sem grudar umas nas outras. Espere esfriar e já estão prontas para serem guardadas em um pote com tampa.

Crepe de Nutella com morangos e massa de capuccino

Nutella+morango. Tem como dar errado?


No post anterior do Crepe de 4 Queijos eu passei a receita do prato principal do almoço deste domingo!
Agora é a vez da sobremesa que ficou muito, muito, mas muito mais deliciosa!!


Baba nesse morango sem celulite!



A mistura para capuccino contém leite em pó e isso faz com que a massa não fique rala como a tradicional. Depois de pronta dá pra notar bem a diferença!! Fica deliciosa!!

Ingredientes:

Massa:

3/4 xícara de farinha de trigo

1 colher bem cheia de mistura para capuccino (essas prontas mesmo, vamos ser práticos, né!)

1 xícara de leite

1 colher de chá de fermento em pó

1 ovo

1 pitadinha de sal

Recheio:

Nutella e morangos picados, ou como eu gosto de chamar: Paraíso!

Modo de fazer:

Todo mundo já tá careca de saber: bater todos os ingredientes da massa no liquidificador, colocar uma camada fina em uma frigideira (antiaderente é melhor), deixar dourar dos dois lados, rechear e dobrar ao meio!



sexta-feira, 30 de março de 2012

Crepe de quatro queijos com tomate seco


Hoje foi o dia dos crepes!

Já fazia tempo que eu estava cobiçando a receita de massa integral para crepes que ví no Panela Terapia, mas a combinação faculdade+prova+falta de tempo  continuava me impedindo de realizar esta tarefa!

Falei para mim mesma que do final de semana não passaria! Coloquei o namorado para dar uma mão e resolvi fazer o dia do crepe! =D

Não… nem foi tãão dia do crepe assim, já que tinha apenas um sabor salgado e um sabor doce, mas ambos ficaram deliciosos!

Para o almoço, a opção salgada foi esta de 4 queijos com tomate seco usando a receita de massa integral que vi no Panela Terapia.




Ingredientes:


Massa:

1/4 xícara de chá de farinha de trigo integral

1/4 xícara de chá de farinha de aveia

3/4 xícara de leite

1 ovo

1 colher de chá de fermento em pó

1 fio de azeite

1 pitada de sal

Recheio:

1/2 xícara de tomate seco picado

1 xícara de mussarela ralada

3/4 xícara de provolone ralado

3/4 xícara de parmesão ralado

Requeijão cremoso

Modo de Fazer:

Massa:

Joga tudo no liquidificador e aperta o play!

Recheio:

Misturar todos os ingredientes, menos o requeijão!

Montagem:
Espalhe umas 3 ou 4 colheres de massa em uma frigideira untada com azeite (na antiaderente fica mais fácil). Enquanto a parte de baixo doura, salpique um pouco de queijo parmesão na parte de cima e depois vire. Daí é só rechear, enrolar e ser bemmmm feliz! É, porque com todo esse queijo, não tem como não ser feliz, né?!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Talharim ao molho de quatro queijos

Quando a gente fala em mineiro uma das primeiras coisas que vem a cabeça é "queijo", e como boa mineira que sou, em casa pode até faltar luz, mas não pode faltar queijo!
Massas com bastante queijo ralado em cima, pizza de quatro queijos, pastel é de queijo, queijo, queijo, queijo moça, tem de queijo? Dá pra adivinhar que o molho do nome da receita é um dos que mais reinam em casa, né?
Mas esse aqui foi feito rapidinho, sem esforço! É o molho da preguiça!


Receita para quatro porções
1 pacote de Talharim (no meu caso utilizei um Talharim com massa de vegetais)

1 pacotinho de molho de quatro queijos pronto (Usei Fugini)

2 colheres de requeijão bem cheias

cebola picadinha

1/2 xícara de palmitos picadinhos

2 xícaras de Brócolis Ninja picadinho bem pequeno

1/2 xícara de nozes picadinhas

queijo ralado para polvinhar

Modo de fazer

Cozinhei o Talharim em água fervente com sal até estar al dente. Reservei

Dourei a cebola em um fio de azeite e juntei os palmitos, brócolis e nozes.

Deixei refogar bem e adicionei o pacotinho de molho de 4 queijos e as duas colheres de requeijão. Quando já estava fervendo adicionei o macarrão já cozido apenas para que este pegasse bem o gosto do molho! É, porque massa boa é massa boiando no molho. Pra mim quela história de molho merreca jogadinho em cima do macarrão sem nada não cola!

Escondidinho de Palmito com Catupiry

Algumas comidas são características e escondidinho é aquela comida de mãe, pra almoço de domingo bebendo copaço de refri com alguns parentes falando na cabeça da gente!
Com mandioquinha, batata, mandioca, whatever... é sempre bom! E com Palmito só podia ficar melhor, né?!



Ingredientes:

4 batatas médias

3 mandioquinhas

1 colher de manteiga

2 colheres de requeijão

1 tablete de caldo de legumes

1/2 vidro de palmito

1/2 lata de milho e ervilhas (aquela lata que já vem os dois misturadinhos)

3 tomates picadinhos

1/2 pimentão vermelho picadinho

1/2 xícara de cogumelo picadinho

1/2 xícara de azeitonas picadinhas

1/3 xícara de nozes picadas

catupiry

Queijo ralado ou fatiado de sua preferência

sal a gosto

Preparo:

Cozinhei a batata e mandioquinha em água e sal até ficarem macios. Depois passei no espremedor.

Em uma penela grande aqueci a manteiga e uma pitada de sal, coloquei os legumes espremidos e adicionei 1 colher de requeijão. Deixei selar bem até estar soltando levemente do fundo! (usei requeijão por não ter leite em casa, mas pode-se usar um pouquinho de leite ou creme de leite) É importante não deixar muito mole!!

Em outra panela fritei um pouquinho de cebola e alho picadinhos, adicionei os tomates picados, o palmito,  o milho e ervilhas, as azeitonas, as nozes, pimentão e cogumelos. Deixei refogar bem e adicionei a outra colher de requeijão!

Montagem:

Em uma travessa, coloquei metade do purê e apertei bem no fundo. Por cima espalhei o recheio e coloquei uma camada de catupiry. Oh Yeah!
Coloquei queijo ralado, a outra metade do purê, maaaaaais queijo ralado e levei ao forno para gratinar até ficar dourado e delicious.
Depois de tirar tudo isso quentinho do forno, pode espalhar batata palha por cima e servir com uma saladinha... ou sem saladinha mesmo!
O bom do escondidinho é que dá pra fazer com aquilo que tem na geladeira!

Um novo começo

Tudo tem um começo, um meio e um fim. E é com o fim do meu antigo blog, Cozinha Vegetal, que se dá o começo do Put Some Flavour!
O Cozinha Vegetal foi meu primeiro blog, e era dedicado a receitas vegetarianas. Mas daí, depois de um ano de blog me bateu uma coisa: Será que todas as receitas que eu posto se encaixam nessa categoria?
Apesar de nunca ter postado nenhuma receita com carne no blog, as postagens de doces e bolos eram mais frequentes do que as de salgados, e eu pergunto: alguém já viu aí um doce com bacon? Não neh! Mas você chamaria um bolo trufado de comida vegetariana? Também não.
Eu decidi criar o Put Some Flavour para acabar com essa categoria vegetariana! E que coisa besta, não é?! Eu não gosto de categorizar, principalmente aquilo que não carece de caracterização! Quero mais é postar minhas receitas, compartilhá-las e faça quem quiser fazer, não importando o que você come ou deixa de comer! O importante é comer bem e comer o que se gosta!

Bom, mas acho que é necessário, também, que eu me apresente, então lá vai:

Sou uma mineira de 24 anos, estudante de estatística perdida em São Carlos, interior de São paulo. Cozinhar sempre foi uma paixão e sempre foi um hobby, mas nunca fiz cursos ou investi nisso a sério. Aquela velha história de "não sobra tempo", "Não sobra.... $tempo$", porém  o amor por massas, cremes e molhos, pelas pitadas e temperos plantados no próprio jardim vieram de casa. Não é isso que eu faço da vida, mas é isso que eu amo fazer, e vou compartilhar o pouco que sei com vocês, tanto as minhas próprias receitas quanto aquelas que são segredinhos de família.

Aos poucos irei transferir as receitas do Cozinha Vegetal para cá, mas já estou cheia de receitas novas para postar. Espero que curtam esse novo espaço!