Delírios gastronômicos de uma estudante fora de casa

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Creme de palmito com alho poró

Creme quentinho e gostoso para quem, assim como eu, já começou a notar o friozinho de outono chegando




Ingredientes:

1 vidro de palmito

1 caixinha de creme de leite

500ml de água

500ml de leite

1 pacotinho de creme de queijo

1 talo de alho poró cortado em rodelas

1 colher de manteiga

sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

No liquidificador bati o leite, a água, o pacote de creme de queijo e metade do palmito. Reservei.

Em uma penela refoguei na manteiga o alho poró e a outra metade do palmito picadinho, adicionei o creme batido no liquidificador e deixei cozinhar bem, mexendo sempre, até engrossar. Aproveitei para verificar se o sal era suficiente.

Depois de pronto, desliguei o fogo, adicionei o creme de leite e misturei tudo muito bem!

Faz de quatro a cinco porções

sábado, 14 de abril de 2012

Tortinha de alho poró

Tortinha aqui em casa é praticamente assim: ou se faz aquela massinha de liquidificador super básica, ou se usa massa pronta!
Agora quando o recheio é tão rápido e prático quanto à massa, melhor ainda né não?!


Refoguei milho verde, ervilhas, brócolis bem picado e champignon picadinho com azeite, sal e pimenta. Por último juntei alho poró fatiado, misturei tudo e já desliguei o fogo.
Forrei a assadeira com metade da massa folhada, metade do recheio, requeijão, a outra metade do recheio e por fim tampei com o restante da massa.
Pincela uma gema batidinha e é só assar até dourar!
Oh delícia!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tortinha de shimeji

Essa tortinha nasceu de um restinho de massa folhada que estava no congelador e o shimeji que já estava gritando para ser usado, guardado na geladeira.



Lavei e enxuguei os cogumelos, refoguei um pouquinho de cebola e alho na manteiga e adicionei o shimeji e duas colheres de shoyu. Depois acrescentei um pouco de alho poró fatiado em rodelas, uma colher bem cheia de requeijão, cheiro verde e pronto!!


Salada quente de shimeji

Eu gosto mais de salada quente do que fria, acho muito mais interessante, totalmente superior. Legumes assando no forno crepitando com ervas, refogados em manteiga e servidos com molhos diferentes!! Muiiiiito mais saborosos do que a saladinha fria e sem graça de alface com tomatinho cereja, não acham?


primeiro refogo o shimeji na manteiga com uma colher de shoyo, e vou juntando os legumes picados na seguinte ordem: brócolis, cenoura, ervilha, milho e, por último, o alho poró. Coloque o alho poró bem no final, para que ele se mantenha crocante.
É só refogar tudo, deixar que os legumes fiquem al dente e temperar com sal ,pimenta e cheiro verde picado.

E pra quem nunca usou o shimeji fresco, não tem nenhum segredo.

Separe as cabecinhas como na foto, coloque tudo em uma peneira e lave em água corrente. Deixe escorrer e está pronto para usar.





quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cogumelos recheados

Sabe aquela comida que parece super sofisticada e não leva nem 5 minutos pra ficar pronta?



Acho que o Champignon recheado é a receita mais rápida que conheço. Sinceramente, leva uns 5 minutos pra fazer e uns 10 ou 15 minutos para assar. Os cogumelos precisam ser frescos e maiorzinhos pra poder rechear bem, se forem muito pequeninos não caberá nada dentro!

Primeiro eu lavo cada cogumelo em água corrente esfregando bem por fora com as mãos, enxugo em um guardanapo e, com a juda de uma faca de ponta, corto em volta do caule para retirá-lo deixando um buraquinho dentro.

Depois é só rechear com catupiry, queijo, requeijão, molho branco com brócolis, etc… colocar um pouquinho de queijo ralado em cima, acomodar tudo em uma travessa untada com um fio de azeite e deixar assar até o queijo em cima derreter!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Chocolate quente italiano

Prepare-se porque esse é o melhor chocolate quente que você já bebeu na vida.
Não, não estou falando daqueles chocolates quentes ralos e com gosto leve de chocolate, ou daqueles grossos demais que algumas pessoas fazem com amido de milho!
Não, não... esqueça toda essa gororoba e se concentra na imagem de um chocolate denso, cremoso, de sabor forte porem com consistência sedosa que derrete na boca!


Essa receita faz duas xícaras

Ingredientes:


2 copos de leite (aproximadamente 600 ml)

3 colheres de sopa de açúcar refinado

2 gemas

2 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (chocolate, não achocolatado)

1/4 xícara de avelãs cortadas ao meio

Modo de fazer

Dissolva o chocolate em um dos copos de leite e reserve

Bata as gemas com o açúcar com um fouet ou colher até ficar levemente esbranquiçado

Leve ao fogo alto o copo de leite sem chocolate com as avelãs e fique mexendo bem o tempo todo. Quando começar a ferver retire do fogo, sempre mexendo, espere esfriar um pouco e volte ao fogo. Repita isso até ferver umas 3 ou 4 vezes.

Coe o leite para retirar as avelãs e misture a ele o leite com chocolate e o ovo batido com açúcar. Leve tudo ao fogo alto e mexa bem!

É muito importante não parar de mexer para que fique cremoso e as gemas cozinhem bem.

Novamente, quando começar a ferver retire do fogo ainda mexendo, espere a baixar e volte ao fogo. Repita isso até ferver umas 3 ou 4 vezes.
Quanto mais vezes ele ferver mais cremoso irá ficar!

Creme de brócolis com gorgonzola


Acordar com o vento lutando desesperadamente para derrubar sua janela não é fácil!! São Carlos está cada vez mais fria e, por isso mesmo, as sopinhas e cremes estão a cada dia mais frequentes aqui em casa!

A receita de hoje é de um creme de brócolis com gorgonzola bem grossinho. Perfeito para aquele dia frio e cinza, comfort food total!!



Ingredientes:

2 batatas grandes descascadas e picadas

2 mandioquinhas grandes descascadas e picadas

1/2 brócolis ninja (aquele brócolis japonês que é menorzinho) sem pele picado grosso

1/2 xícara de gorgonzola picado grosso

1 tablete de caldo de legumes

sal a gosto

1 colher de manteiga

cebola e alho picadinhos

cheiro verde picado

Modo de fazer:

Em uma panela, cozinhar as batatas e mandioquinhas com sal e o caldo de legumes com água suficiente para cobri-los em dois dedos acima.

Quando estiver quase cozido, adicionar o brócolis e deixar cozinhar até tudo estar bem macio.

Bater toda a mistura no liquidificador.

Em uma penela, refogar o alho e cebola na manteiga e juntar o creme batido.

Quando começar a ferver, adicione o gorgonzola e o cheiro verde e deixe cozinhar bem para apurar e para o queijo derreter.



domingo, 1 de abril de 2012

Carne de soja refogada para recheios


Não é difícil fazer uma carne de soja bem feita, mas é tão fácil fazer uma carne de soja mal feita!! Já ouvi várias pessoas dizendo que até comeriam carne de soja todos os dias se soubessem fazer, se ela não ficasse encharcada ou com gosto estranho terroso.

A receita é fácil e rápida, fica bem sequinha e sem o gosto forte terroso, além disso, depois de pronta, pode ser usada como recheio de pastéis, panquecas ou salgadinhos, como esfihas!
Ah, e como qualquer outro recheio, dá pra usar o que tiver na geladeira no dia, então não precisa usar os mesmos ingredientes que eu.



Ingredientes:

1 xícara de pts miúda clara

1/2 pimentão cortado em cubinhos

1 tomate picado em cubinhos

1/2 xícara de palmito picadinho

1/2 xícara de azeitonas picadinhas

2 dentes de alho bem picados

1/2 cebola bem picada

3 colheres de molho shoyu

vinagre

Modo de fazer:

Hidratar a soja:

Coloque a soja em um pote com 1/3 xícara de vinagre, adicione água fervente até uns 3 dedos acima da soja e deixe descançar por 5 a 10 minutos. (se quiser pode adicionar alguma erva para dar aroma).
Jogue tudo em uma peneira e lave a soja sob água corrente esfregando um pouco. Coloque novamente no pote com mais água fervente e deixe por mais 5 minutos para acabar de soltar o gosto, depois lave de novo na peneira e esprema bem até sair toda a água. Pra espremer bem e ficar bem sequinha eu uso um espremedor de batatas, coloco porções de soja e aperto bem até sair toda a água.

Recheio:

A soja é chatinha e gruda muito na panela, então prefira fazer em anti aderente.

Refogue o alho e a cebola em azeite, adicione a pts e deixe fritar bem. Aperte a soja no fundo da panela com a ajuda de uma colher pra que toda a água seque. Quando estiver bem sequinha, coloque o shoyu e deixe secar novamente, adicione o resto dos ingredientes, deixe refogar e secar. Depois de pronta pode ser guardada na geladeira por uns 5 dias.